Estava a eu a estudar para um exame de estudos de arte que tenho 4ªfeira próxima, quando dou por mim a ler sobre a "questão Coimbrã"....no meio de muito texto e a propósito do grupinho de Feliciano Castilho (homem das letras que ajudava jovens escritores mediante os elogios) eis então que me deparo com a expressão "
Escola do elogio mútuo"(de Antero de Quental).... Epah engraçado que esta expressão de há 2 séculos ainda se enquadre tão bem nos dias que correm. Analisemos com um pouco mais de cabeça(se é que isto merece) O que são os programinhas da tarde do fim de semana do canais generalistas (sic, rtp e tvi)? Como o meu bom pai diz "
mais um programinha onde se elogiam uns aos outros", programas que saem baratos ao canal e que não obriga a abrir muito o leque do pouco conhecimento de quem neles abre a boca. Infelizmente, a televisão é tanto o reflexo da sociedade, como também, a sociedade é o reflexo do que passa na televisão. Assim se passa em todo o lado ( mesmo, MESMO em todo o lado).... vive-se mais do elogio aos inúteis do que do conhecimento dos inteligentes! Como é que querem que este mundinho ande para a frente?
Ps: depois ainda chamam à minha geração de "Cínica"....
Ps2: se cínismo é apontar o dedo ao que está errado e lutar por mudar as coisas, então eu sou CÍNICA com letras maiúsculas. Farta de inúteis lambe botas estou eu!
... e é tudo!
Sem comentários:
Enviar um comentário